_blank


Manual de Orientação ao Sistema Unimed Sobre a RN N° 443/19

O objetivo desse manual é incentivar as cooperativas médicas do Sistema Unimed a aperfeiçoarem seus processos e cumprirem as exigências previstas na Resolução Normativa nº 443/19 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que impõe a observância de práticas de governança corporativa, controles internos e gestão de riscos com vistas a avaliar a necessidade de mais ou menos reserva de capital para garantir a operação dos planos de saúde aos seus beneficiários.

_blank


Manual de Governança Corporativa para Fins de Solvência das Operadoras

O Legislador estabeleceu os ditames da regulação prudencial para o mercado de saúde suplementar nos arts. 35-A, inc. IV e parágrafo único, e 35-L, ambos da Lei nº 9.656, de 1998; e no art. 4º, inc.XLII, da Lei nº 9.961, de 2000. No arcabouço da regulação prudencial, incluemse as garantias patrimoniais, isto é, regras de capital que garantam que a operadora detenha patrimônio condizente para absorver as oscilações dos riscos da operação de plano de saúde, evitando sua insolvência. A ANS irá adotar nova regra de capital a ser aplicada às operadoras até o final de 2022. A regra passará a ser calculada com base nos riscos das operadoras, abandonando-se a regra atual de margem de solvência (RN nº 209, de 2009).

_blank


Complience em Quadrinhos

“Compliance em Quadrinhos”, pode ser lido por vocês, pelos seus familiares e amigos. É uma forma descontraída de entender as necessidades do cotidiano, disseminar nossa postura ética no meio social e, mais do que isto, convidar cada indivíduo a apoiar esse movimento. ***FICA PROIBIDA A DISTIBUIÇÃO DESTE MATERIAL, SEU USO É EXCLUSIVAMENTE PESSOAL, INFORMATIVO, POR POSSUIR RESTRIÇÕES DE DIREITOS AUTORAIS

_blank


Gestão de Riscos - Controladoria

“RISCO é todo ato ou fato que, se ocorrer (probabilidade), afeta negativamente (ameaça) e de forma significativa (impacto) a capacidade que tem a organização de atingir seus objetivos estratégicos.” “AUDITORIA INTERNA BASEADA EM RISCOS é uma metodologia que associa a auditoria interna ao arcabouço global de gestão de riscos de uma organização. Possibilita que uma auditoria interna dê garantia ao conselho diretivo de que os processos de gestão de riscos estão gerenciando os riscos de maneira eficaz em relação ao apetite por riscos. Fonte: IIA / IAIB O risco é inerente à atividade de qualquer organização. Não existem instituições que consigam eliminar totalmente seus riscos, no máximo, podem mitigá-los.

 

_blank

Criação e Desenvolvimento: Assessoria de Comunicação e Marketing Unimed Belém